Vírus de computador, cavalos de Troia e worms podem causar diferentes danos aos computadores, dispositivos móveis, redes e dados.

O prejuízo causado por um software malicioso depende da circunstância da infecção: se foi em um equipamento pessoal ou em uma rede corporativa. As consequências do dano também podem variar conforme o tipo específico de malware e de dispositivo infectado, além da natureza dos dados armazenados no dispositivo ou acessados por ele.

Em alguns casos, seja como for, os resultados de uma infecção por um malware podem ser imperceptíveis ao usuário, enquanto em outros o prejuízo pode acarretar consequências graves:

  • Para usuários domésticos, uma infecção pode envolver a perda de informações relativamente pouco importantes, que podem ser facilmente substituídas ou então em uma situação um pouco mais séria, a perda de informações que dê aos criminosos virtuais acesso à conta bancária do usuário.
  • Em uma rede corporativa, um cavalo de Troia que envia SPAMS, pode gerar um aumento irrelevante no tráfego das comunicações, enquanto outros tipos de infecção podem resultar na parada total da rede ou na perda de dados importantes.